As inscrições são elementos importantes num retábulo. Sejam na forma de pintura ou baixo-relevo, valorizam a narrativa iconográfica dos retábulos. Neste exemplo, observa-se a cartela sob o nicho do lado esquerdo, ladeada numa rica composição com duas figuras aladas. A inscrição identifica a figura de Santo Inácio de Loyola fundador da Companhia de Jesús: S IGNATIVS / FVNDATOR SOCIE/TATIS IESV
A riqueza dos ornatos decorativos do retábulo do Espírito Santo, em Évora, é bastante evidente no trabalho da talha dourada. Na presente virtualização observa-se a base de uma das colunas. Na imagem renderizada verifica-se que a qualidade do projeto fotogramétrico tem elevada restituição cromática e que os "acidentes" de superfície são anotados com elevado detalhe.
Na fotogrametria de pormenor foi possível verificar uma intervenção anterior, no querubim à esquerda da cartela. A superfície de uníco dos elementos decorativos da talha era simples - madeira/madeira, apenas com cola. Com o tempo a cola deteriora-se e perde poder de adesão. As zonas mais proeminentes ficam então sensíveis a embates podendo destacar-se da estrutura. O vídeo mostra a zona de lacuna recriada virtualmente.
Na atualidade, ao cruzar tecnologias fotogramétricas e de computação gráfica, pode-se evidenciar determinados fenómenos de superfície que ilustram melhor os objetos. A presente virtualização dá relevo ao trabalho artístico do entalhador, que duplica o discurso decorativo do altar na peça central, o sacrário, a diminuição da escala de entalhe dá, por contraposição, dimensão arquitetural fazendo do sacrário o ponto focal do altar.
Na renderização apresentada pode-se observar um dos elementos principais do retábulo, o sacrário. O fato da imagem não ter indicação tonal permite destacar alguns fenómenos de superfície e o seu relevo. Para o processamento digital recorreu-se a uma função designada de pointness
Este exemplo mostra o detalhe da cartela do lado direito enquadrada no altar, onde se vê também parte das colunas laterais. A composição gráfica que resultou do projeto de modelação tridimensional faz ressaltar as particularidades do trabalho artístico mas, também fornece dados sobre o seu estado de conservação.
Todo o altar apresenta deterioração por contaminação biológica de insetos xilófagos, estes constroem galerias no interior da madeira que resultam numa perda estrutural de todo o retábulo. Na zona inferior da imagem, que representa uma superfície horizontal do retábulo, é usual colocar castiçais e/ou jarras com flores. Ao centro pode-se ver uma área de lacuna, resultado do abatimento da madeira devido ao peso destes objetos decorativos e à perda estrutural da madeira pelo ataque dos insetos.
O retábulo do Altar-mor da Igreja do Espírito Santo apresenta um discurso estético do Maneirismo português (SMITH, 1963; LAMEIRA, 2006). Produzido na primeira metade do século XVII (c.1631, data inscrita nos azulejos das paredes laterais da capela), o retábulo demonstra o cânone maneirista, no seu "risco" e na talha dourada com apontamentos policromados.
Toda a obra deverá ser vista sempre no seu contexto histórico-artstico, neste caso como parte integrante da capela e da Igreja. No vídeo mostra-se, para além do retábulo, o levantamento fotogramétrico de parte dos painéis azulejares laterais e a pintura mural do teto.