Afonso Lopes

Nota Biográfica

A 26 de novembro de 1515 o pintor surge entre as testemunhas do instrumento de aprovação do testamento de Catarina Pires Amada, que deixou todos os bens ao convento do Espinheiro.Pede que o seu corpo seja enterrado no dito convento, no local que melhor parecer aos frades. Em fevereiro de 1521 o pintor foi requisitado para vir pintar uma igreja a Évora, indiciando que não estaria na altura na cidade. Em 1536, o pintor e a mulher são aceites na Irmandadde da Santa Casa da Misericórdia de Évora.

Palavras-chave:

Irmandadde da Santa Casa da Misericórdia de Évora

Estudos

Espanca, Túlio. (1947). Notas sobre Pintores em Évora nos Séculos XVI e XVIII. A Cidade de Évora. Évora: Câmara Municipal de Évora, Ano V, Nº 13-14, pág.196.
Correia, Vergílio. (1928). Pintores Portugueses dos Séculos XV e XVI. Coimbra, pp. 54-55.
Pereira, Gabriel (1947). Estudos Eborenses. Évora: fasc. «Belas Artes», 2ª Edição, pág.188.
Raczynski, Comte Atanazy. (1847). Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à l’ouvrage ayant pour titre : Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents. Paris : Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, pág. 74;
Viterbo, Sousa. (1988). Dicionário Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores Portugueses. Lisboa: INCM, vol. I pág. 317

Fontes

ADE, Livro I de Confrades da Santa Casa da Misericórdia de Évora, ms. (1536), fl. 26. BPE, Convento do Espinheiro, Livro nº 1, fl. 258 - 260.

Registos Documentais

Data: 1536
Resumo: Inscrição do pintor Afonso Lopes e da mulher na Confraria da Santa Casa da Misericórdia.
Referência documental: ADE, Livro I de Confrades da Santa Casa da Misericórdia de Évora, ms. (1536), fl. 26.

Data: 1515
Resumo: O pintor surge como testemunha de um testamento.
Referência documental: BPE, Convento do Espinheiro, Livro nº 1, fl. 258 - 260.