Colaborações

No âmbito do projeto PRIM'ART foram estabelecidas várias colaborações para troca de conhecimentos com especialistas, por forma aumentar colaborações e parcerias de longa duração com Instituições publicas e privadas da região e para promover abordagens inovadoras para a divulgação mundial de dados históricos e científicos.

Abril de 2015 (19 a 26): Com Lúcia Pereira, Beatriz Prieto e Benita Maria Silva Hermo da Faculdade de Farmácia da Universidade de Santiago de Compostela.

O objetivo principal desta colaboração foi o de complementar as análises levadas a cabo por Lucia Pereira na sua pesquisa de Doutoramento em duas pinturas murais do séc. XVI e XVII localizadas nas igrejas de Nogueira del Mino e Ferreira de Pantón na Ribeira Sacra, Galiza.

Trabalho consistiu na execução de fotografia técnica no Visível (mosaico e panorâmica de todas a superficie; detalhes e rasantes); no ultravioleta (UVF e UVR) e no infravermelho próximo (NIR) e por último, microscopia ótica de pigmentos e outros detalhes das camadas cromáticas. Amostragem foi recolhida em Ferreira de Pantón para uma análise técnica e material mais aprofundada. Os resultados obtidos permitirão estabelecer comparações futuras para com os núcleos portugueses estudados dentro do projeto PRIM'ART.

Esta colaboração deu origem uma comunicação oral na conferência internacional COLOURS2015 (ver ações de divulgação) e um publicação intitulada 'Multi-analytical approach to the material characterisation of 16th century wall paintings from Ribeira Sacra, Galicia, NW Spain): pictorial palette, technique and alterations', Colour Research and Application (DOI: 10.1002/col.22029).

Colabiração Abril 2015, Galiza

Trabalho de campo em Nogueira del Nino na Ribeira Sacra, Espanha.
Da esquerda para a direita: Milene Gil(Laboratório HERCULES); António and Lucia Pereira (Universidade de Santiago de Compostela). Foto: Manuel Ribeiro(2015).

Outubro de 2014 (11 a 18 de Outubro): com Antonino Cosentino, um físico especialista em técnicas de imagem aplicadas ao património cultural (http://chsopensource.org/).

O objetivo foi o de aprofundar e trocar conhecimentos sobre técnicas de imagem aplicadas ao Património, neste caso especifico de pituras murais. Como caso de estudo foi selecionado um conjunto de pinturas murais da igreja matriz de Aci Santo António, redescobertas em 2012 durante trabalhos de manutenção do espaço. As pinturas estão atribuídas a um discípulo de Pietro Paolo Vasta, que apesar de ser um dos maiores pintores sicilianos do século XVIII, é praticamente desconhecido do ponto de vista científico. As pinturas precisam de uma intervenção de restauro e esta colaboração foi crucial para o entendimento de questões técnicas ainda pendentes e para o aprofundamento da caracterização material e de diagnóstico.

Trabalhos executados: In situ fotografia técnica em Vis (mosaico e panorâmica), Vis-rasante; Infravermelho (IR), IR-rasante e fluorescência de ultravioleta induzida no visível. Para além deste estudo, foram recolhidos 7 fragmentos do chão junto às pinturas para uma caracterização mais aprofundada ao nível dos materiais constituintes das argamassas e das camadas cromáticas.
Esta colaboração deu origem a:

Um clip promocional do trabalho desenvolvido (https://youtu.be/ww8UWboBxgg);
Uma apresentação oral para a comunidade local em conjunto com outros investigadores para a apresentação das analises realizadas (http://chsopensource.org/2015/05/04/conference-the-discovered-wall-paintings-in-sicily/)
Uma publicação intitulada 'Technical Photography for mural paintings: the newly discovered frescoes in Aci Sant'Antonio (Sicily, Italy)', Conservar Património 20, 23-33 (http://revista.arp.org.pt/pdf/ 2015001.pdf)
Uma comunicação por poster na conferência internacional TECHNART20015 (ver pdf em ações de divulgação).

Janeiro a Março 2015: com colegas do Laboratório HERCULES (ex. de Ricardo Cabral) e com profissionais exteriores (QM0 unipessoal e Empresa Cromeleque, Lda) para testar as potencialidades de fotografias panorâmicas e de fotogrametria em diferentes situações por forma a obter a volumetria global dos núcleos em estudo e enquadramento das pinturas na arquitetura. Os resultados podem ser visualizados em Visitas Virtuais.

Janeiro a Junho 2014: colaborações com o objetivo de elaborar linhas de orientação para futuros tratamentos de conservação e restauro das pinturas P10 e P15. Entidades com as quais foram realizadas:
a) Santa Casa da Misericórdia e Câmara Municipal de Vila Viçosa. Com base nos resultados do estudo efetuado foi elaborado um relatório que foi integrado no pedido para a classificação do imóvel (pdf)
b) Seminário Maior do Colégio do Espirito Santo através do Gabinete de Arquitetura da Arquidiocese de Évora (GAPAE) Realização de um relatório prévio com base no diagnóstico levado a cabo (pdf)

Dezembro 2013 a Março 2014: colaboração com o Consórcio Nova Conservação, Lda para o apoio científico das intervenções de restauro levadas a cabo em 2014 no tambor central da Charola do Convento de Cristo em Tomar. Resultados de índole técnica e material foram publicados em 2016 pela e-Conservation Magazine e Color Research and application Jornal (ver publicações).

O projeto PRIM'ART participou entre 2013 e 2015 em algumas atividades conjuntas com outros projetos do Laboratório HERCULES para o ensino das Ciências através da Arte, nomeadamente com o:
Projeto Escolher Ciência-PEC91-DESCARTES-Descobrir as Ciências pela Arqueologia e as Artes; http://projetodescartes2013.blogspot.pt/
INICI(AR)3 : Iniciação à investigação científica aplicada ás Artes, Arqueologia e Arquitectura http://iniciar3.blogspot.pt/p/divulgacao.html

Por fim, o projeto PRIM'ART beneficiou da colaboração esporádica de estudantes e investigadores do Laboratório HERCULES:
Ana Margarida Cardoso, para as análises de µ-FT-IR;
Cátia Relvas e Luis Dias, para as análises de SEM-EDS;
Catarina Miguel, para as análises de µ-Rama (P22);
José Mirão e Mafalda Costa, para as análises de XRD;
Margarida Padeira Nunes, para as análises in situ e para µ-Raman;
Massimo Beltrame, para as secções finas de argamassas;
Sérgio Martins para o estudos dos materiais orgânicos;
Silvânia Afonso, para a reprodução de lacas;
Tânia Rosado, para estudos de bioquímica.